terça-feira, 30 de setembro de 2008

Amigos do Saber: Com ele você aprende se divertindo!!!

Dinâmica de publicações
Capa: notícias das Secretarias Municipais de Educação.
Página 2: Educação infantil
Página 3: Primeiro ano
Página 4 : Segunda série
Pagina 5: Terceira série
Pagina 6: Quarta série
Página 7: Publicações de textos dos professores, produção dos alunos, coluna da Psicologia, dicas de livros e filmes e atividade de recorte.
Contra-capa: Notícias das Smecs, jogos.

O Amigos do Saber oferece para você:
Encontro pedagógico –
Momento de renovação da vida profissional do educador. Dias em que o professor pára, buscando atualizar-se, discute sua prática pedagógica para melhorar o trabalho.
Todos os anos o jornal reúne seus educadores em encontros, antes itinerantes, hoje em parceria com a URI/FW. Os eventos pedagógicos são as possibilidades de encontro e reflexão entre os professores da região que atuam com o jornal.
Os temas das palestras e das oficinas desenvolvidas estão aliados às temáticas escolhidas e abordadas durante o ano letivo pelo jornal, sendo momento de interação e aprendizado que culmina com os textos publicados ao longo das edições.

Promoções – o jornal lança desafios para crianças e professores e eles, através da criatividade, nos dão retorno com atividades.
Conselho Amigos do Saber – A equipe diretiva do jornal pedagógico Amigos do Saber, buscando aprimorar seu trabalho junto à região do Médio Alto Uruguai, instituiu o Conselho Amigos do Saber, que visa constituir uma equipe intermunicipal de pessoas que atuam na rede pública de ensino, a fim de analisar, sugerir e ampliar propostas de ações desencadeadas pelo jornal nos municípios que faz parte.
Livro – No ano de 2007 lançamos o livro “Amigos do Meio Ambiente”, resultado de uma promoção onde professores e alunos participaram. Nosso objetivo é registrar a criatividade das produções, valorizando as diversas tipologias textuais, propagando a leitura. Esta obra representa o carinho e o apoio incondicional dos educadores e das Secretarias Municipais de Educação ao jornal, mostrando que parceria é essencial à educação e à vivência da leitura e do conhecimento. Como meta, a cada dois anos queremos novos lançamentos.

O Amigos tem:
Texto professor –
Espaço onde o professor publica seu texto para dividir saberes e dúvidas com os colegas educadores.
Dica de livro – É incrível como existem livros interessantes, muitos que nós desconhecemos. Esperamos, através deste espaço, desfrutar da leitura de muitos livros, compartilhando com todos a descoberta de autores e dos encantos do mundo dos livros.Comentários de outros livros e autores de que você gosta também podem ser enviados. Participe!
Dica de filme – Sugestões que servem como ilustração para os temas abordados nas edições.
Atividades de recorte – Atividades práticas de recorte para desenvolver a coordenação motora fina e o raciocínio .
Curiosidades – Você descobre coisas fantásticas, que talvez não tinha idéia de que existissem. Aqui, os fatos marcantes aparecem.
Atividades – Para você testar seus conhecimentos, mostrar que sabe e aprender mais. Além de desenvolver o raciocínio, seu potencial criativo e adquirir conhecimentos gerais.
Página para educação infantil – Atividades, dicas e textos para professores e crianças até 5 anos.
Coluna mensal: E a Psicologia o que tem a dizer? Espaço em que os profissionais da Psicologia esclarecem dúvidas, sugerem leituras e informam sobre determinados assuntos.

Jogos – Nada como aprender brincando. Tudo fica mais fácil, a criança se diverte e ao final percebe que aprendeu.
Participação do público leitor
Crianças e professores encaminham ao jornal textos, desenhos e atividades que desenvolvem, através de projetos nas escolas. As produções encaminhadas são publicadas em espaços que valorizam as iniciativas de pesquisa, leitura e produção dos alunos, que se tornam leitores de seu próprio jornal, o que acrescenta num processo constante de despertar à leitura num contexto multidisciplinar.
Os professores lançam suas matérias jornalísticas, bem como, textos elaborados sobre múltiplas temáticas e publicados durante todo o ano letivo, o que torna o professor cada vez mais leitor, aliado a práxis cotidiana.