terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ENTÃO É NATAL...

Mais um ano chega ao fim... é Natal, tempo de nascimento, união, paz, amor e reflexão. Tempo de olhar olho no olho, de tocar quem está próximo, de chegar bem pertinho e dizer: “esse ano valeu a pena...”
É hora de pararmos um pouco e pensarmos no que fizemos, com quem falamos e como estamos.
Nossa! Passou tão rápido! Entre uma ligação para ESPERANÇA DO SUL e outra para RONDINHA, também falamos com LIBERATO SALZANO, TRINDADE DO SUL, TRÊS PALMEIRAS, SÃO JOSÉ DAS MISSÕES, NOVO BARREIRO e CONSTANTINA.
Chegamos ao fim deste ano com muitos e-mails recebidos e enviados à BARRA DO GUARITA, DERRUBADAS, NOVO TIRADENTES, , CRISTAL DO SUL , JABOTICABA e BOA VISTA DAS MISSÕES.
Aconteceram encontros em PLANALTO, visitas à ALPESTRE, TRÊS PASSOS, HUMAITÁ e NOVO XINGÚ.
As edições passaram e com elas as matérias de PINHAL, SEBERI, CERRO GRANDE, VICENTE DUTRA e SAGRADA FAMÍLIA.
Ah! E teve a promoção “Pra saber, tem que ler”. E o livro da promoção “Amigos do Saber também são Amigos do Meio Ambiente” com a participação de CAIÇARA, VISTA ALEGRE, ERVAL SECO, PINHEIRINHO DO VALE, DOIS IRMÃOS DAS MISSÕES, IRAI, PALMITINHO, TAQUARUÇU DO SUL, AMETISTA DO SUL e FREDERICO WESTPHALEN.
Teve pai que escreveu poesia homenageando os professores. Professor de VISTA GAÚCHA que publicou texto. Alunos de MIRAGUAÍ, BOM PROGRESSO... que elaboraram rap, poesias e produções.

É mágico ver, sentir como a leitura e a escrita nos tornam tão próximos, tão presentes uns aos outros. E é nesse clima que desejamos a todos os mais sinceros votos de um excelente Natal e um 2011 repleto de paz, amor e realizações.

FELIZ NATAL E ANO NOVO!
Direção e equipe pedagógica

Então é Natal

Os Símbolos Natalinos
Precisamos conhecer-lhes o sentido para relacioná-los com a festa do Natal. Entre muitos outros, destacam-se os seguintes símbolos natalinos:
COROA DO ADVENTO:
É de ramos de pinheiro ou cipreste. Sendo verde é sinal de esperança e vida. Enfeitada com uma fita vermelha, que simbolizava o amor de Deus que nos envolve, e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.
Na coroa encontramos 4 velas, uma para cada domingo do advento.
PRESÉPIO:
O presépio nos lembra o nascimento do menino-Deus. Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. Na comunhão está todo o sentido do Natal.
ÁRVORE DE NATAL:
Simboliza o reino de Deus:"Eu sou a árvore, e vós sois os ramos". Quando iluminada, a árvore lembra que Cristo é a luz do mundo.
CEIA:
É o símbolo do banquete eterno. É o momento em que a família se reúne.Mas a Ceia, a refeição do Natal, quer significar que a nossa verdadeira vida é Cristo, o Filho de Deus que estamos festejando. Na Ceia costuma se colocar no centro, uma vela acesa para simbolizar o Cristo que nos une em volta de si e que é a nossa luz.
ANJOS:
Mensageiros de Deus na história da salvação. São o sinal de que "os céus se abriram e Deus visitou seu povo". Simbolizam a comunicação com Deus.
ESTRELA:
Os magos vindos do Oriente á procura de Jesus, foram guiados por uma estrela até Belém. A estrela tem 4 pontas e uma cauda luminosa. As quatro pontas representam as 4 direções da terra: Norte, Sul, Leste, Oeste, de onde vem os homens para adorar a grande luz que é uma estrela de fé, de amor, de esperança para o seu irmão...
VELAS:
As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse:"Eu sou a luz do mundo.Quem anda comigo não anda nas trevas". Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver n'Ele, e como Ele, a luz do mundo.
BOLAS COLORIDAS:
As bolas coloridas, que adornam o pinheirinho querem significar os frutos daquela árvore viva que é Jesus. Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus, como Jesus.
BALAS E BOMBONS:
Simbolizam a doçura das palavras divinas, a doçura de participar de sua Igreja, vivendo sua Palavra: Jesus Cristo.
PRESENTES DE NATAL:
Figuram o presente máximo, o dom de Deus, que é seu Filho, e que nos foi dado como Irmão primogênito.
CARTÕES DE NATAL:
Os cartões de Natal devem ser enviados somente aos verdadeiros amigos, pois originam-se da necessidade que o ser humano tem de comunicar-se e compartilhar sua vida com as pessoas que ama. Desejar um "FELIZ NATAL" de todo o coração a uma pessoa que ofendemos durante o ano é a melhor reconciliação e vivência do Natal.