O espaço educacional é permeado e rodeado por ações desafiadoras e inovadoras. A busca pelo novo, pela qualidade, pela informação e, principalmente, pela formação, é constante. Nesse contexto, e visando uma educação de qualidade, é que foi criado o jornal pedagógico Amigos do Saber, em 5 de abril de 1999, que conquistou crianças, professores, famílias e equipes das secretarias de Educação de 36 municípios do Médio Alto Uruguai e Celeiro. O jornal pedagógico comemora seu 12º aniversário com registro na história educacional da região, através das 350 edições já publicadas, com impressão quinzenal de oito mil exemplares.
Este subsídio pedagógico de conhecimento, informação, formação e leitura objetiva proporcionar uma aprendizagem prazerosa e significativa, através de suas 14 páginas, distribuídas em seis cadernos, do pré ao quinto ano, com atividades lúdicas e envolventes. Assim, buscando a interação entre professores e alunos, através dos textos e produções publicadas semestralmente, propagando conhecimento e talento.
A coordenadora pedagógica, Emanuele Barretta, destaca que para fortalecer o vínculo de amizade e estar junto àqueles que recebem com carinho o jornal, são proporcionados anualmente, e gratuitamente, aos docentes e crianças, promoções que, além de envolverem leitura, saber e interação, tornam um jornal que vai além das suas páginas. “Aprimoramento, pesquisa, criação e diversidade estão presentes nas ações da equipe pedagógica, a qual se fortifica no trabalho em conjunto com as secretarias de Educação e comunidade escolar”, frisou Emanuele.
A equipe do jornal Amigos do Saber tem a direção de Francisco Carlos Cerutti, a supervisão pedagógica de Elisabete Cerutti, a coordenação pedagógica de Emanuele Barretta, como pedagoga responsável está Elisiane Magalski e como assessora pedagógica Grazieli Noro Grabowski, além de uma equipe de colaboradores de múltiplas áreas do jornal O Alto Uruguai.