quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia das Mães...

Coluna: E a psicologia, o que tem a dizer?
Mãe: um papel que vai além de gerar vida

Crisiane Garcia
Juliana Frighetto
Patricia Manfio

O Dia das Mães, criado no início do século XX, é celebrado no segundo domingo de Maio. Nesta data tão bonita, lembra-se a paz, o amor, o afeto, o cuidado, a beleza e tudo mais que as mães representam.
O Dia das Mães nos remete àquela figura que se mostra constante e permanente nos cuidados para com o filho, principalmente quando criança, que é ainda incapaz de vida independente. Esses cuidados, que são influenciados pelas suas experiências pessoais prévias, quando realizados numa atmosfera de afeição e segurança, se mostram importantes preditores da maneira eficaz com que a pessoa irá lidar com seu meio. É também nesse dia que nos remetemos àquela figura que incentiva a criança a explorar o mundo exterior e nutrindo-a física e emocionalmente; e é esta mesma figura que, quando afastada, física ou emocionalmente, deixa marcas importantes na saúde mental da criança.
Mãe é aquela que desempenha o papel materno por meio do afeto e do cuidado físico, fornecendo segurança ao desenvolvimento do(a) filho(a) e que, através da vivência calorosa e íntima, reconforta. Mãe é aquela pessoa que nem superprotege nem negligencia, mas harmoniza e equilibra. Mãe é a pessoa cuja influência contribui para a formação de uma estrutura psíquica sadia, forte e segura, possibilitando à criança o enfrentamento das dificuldades do dia-a-dia.
As mães são assim! Com seu amor incondicional, fazem muito além do que podem por seus filhos. Talvez só quem seja mãe saiba o que significa esse sentimento. Faça desse Dia das Mães um momento especial, um momento de verdadeira gratidão e, talvez, uma oportunidade para expressar o quanto você é grato a essa mulher.

Para saber mais:
MONDARDO, A. H. Psicoterapia Infantil: Quando a Figura Materna faz a Diferença. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, UFRGS, v. 12, n. 02, p. 112-120, 1999.
SEAWRIGHT. B. Daniela. Especial: Como surgiu o dia das mães. São Paulo, SP. 2006. Disponível em: http://www.terra.com.br/diadasmaes/odia.htm.

NPE – Núcleo de Psicologia Escolar URI-FW
Fone: [55] 3744-9253
Professora Responsável: Edinara Michelon Bisognin
Estagiárias: Gisela dos Santos- Josiani Galli- Kamila Trautmann- Karoema Dias


Curiosidades:
Voce sabia que alguns países comemoram o Dia das Mães em datas diferentes da nossa? Acompanhe a data de alguns países:
Brasil, Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Austrália, Bélgica, Estados Unidos e Japão------- 2º domingo de maio Noruega --- ---------2º domingo de fevereiro Argentina--- -------2º domingo de outubro Portugal ---- -- 1º domingo de maio.Suécia--------- Último domingo de maio Inglaterra---------4º domingo da Quaresma México-------10 de maioLíbano -------2º dia da primavera

Nenhum comentário: