sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Reflexões sobre a educação especial


SÍNDROME DE DOWN

Emanuele Barretta

Todos os seres humanos são formados por células. Essas células possuem um conjunto de pequenas estruturas que determinam as características de cada um, como a cor de cabelo, cor da pele, a altura e etc. Essas pequenas partes são chamadas de cromossomos (unidades do corpo humano que possui informações genéticas). O número de cromossomos de uma pessoa é de 46 (23 do pai e 23 da mãe), formando 23 pares. No caso da Síndrome de Down, ocorre um erro na distribuição e ao invés de 46, as células recebem 47 cromossomos, e o que sobra se junta ao par número 21.
Conheça as características físicas da pessoa com Síndrome de Down:
As características físicas são importantes para o médico fazer o diagnóstico clínico, porém, a sua presença não tem nenhum outro significado. Nem sempre a criança com Síndrome de Down apresenta todas as características; algumas podem ter somente umas, enquanto outras podem mostrar a maioria dos sinais.
- inclinação das fendas palpebrais;
- pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos;
- mãos e pés pequenos;
- língua proeminente (um pouco fora da boca);
- orelhas ligeiramente menores;
- pele na nuca em excesso;
- achatamento da parte de trás da cabeça;
Também apresenta comprometimento cognitivo, desenvolvimento mais lento, hipotonia (flacidez muscular) são mais quietas, têm dificuldade para sugar, mastigar, engolir e falar, sustentar a cabeça e os membros.
Orientações:
- Falar diretamente com o aluno. Se necessário com expressões faciais, sinais ou gestos;
- Utilizar material de apoio visual: figuras, fotos, objetos e material concreto;
- Proporcionar atividades significativas e prazerosas, com orientação e estimulo;
- Realizar atividades para o fortalecimento do pulso e dedos, como alinhavar, seguir traços com o lápis, desenhar, separar, cortar, apertar, construir e entre outras;
- Desenvolver a linguagem através do teatro e faz-de-conta;
- Dar tempo para o processamento da linguagem e para responder;
- Limitar a quantidade de instruções verbais a uma de cada vez;
-Organizar atividades em duplas ou grupos, respeitando sua aprendizagem;
A criança com Síndrome de Down precisa ser estimulada desde seu nascimento e todos os seus sentidos, assim terá uma vida normal para brincar, aprender, socializar-se, praticar atividades esportivas e futuramente trabalhar.
Pedagoga e Especialista em Educação Especial.

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