Reflexões sobre as dificuldades de aprendizagem
DISORTOGRAFIA: MANIFESTAÇÕES E ORIENTAÇÕES
Emanuele Barretta
Manifestações Disortográficas
Incapacidade de transcrever corretamente a linguagem oral, havendo trocas ortográficas e confusão de letras:
Confusão de letras (trocas auditivas):
- consoantes surdas por sonoras: f/v, p/b, ch/j (Faca/Vaca; Porta/Borta; Chave/Jave)
- vogais nasais por orais: an/a, en/e, in/i, on/o, un/u (anjo/ajo, acendeu/acedeu)
Confusão de sílabas com tonicidade semelhante: cantarão/cantaram.
Confusão de letras (trocas visuais):
- forma simétrica: b/d, p/q
- forma semelhante: m/n, e/a, b/h, f/t
Confusão de palavras com configurações semelhantes: pato/pelo.
Uso de palavras com um mesmo som para várias letras: casa/caza, azar/asar, exame/ezane (som do z).
Além dessas trocas podem surgir dificuldades em recordar a sequencia dos sons das palavras, que são elaboradas mentalmente. Surgem então:
- Omissões: em dígrafos - rr, ss, qu (cachorro/cachoro); de letras em grupos consonantais (gr, bl) blusa/busa); de letras em grupos vocálicos (ai, ae, au) cadeira/cadera; de sílabas em palavras (patinete/panete);
- Adições: de letras (crânio/carânio, árvore/árvovore); de sílabas (boneca/boneneca);
- Inversões: alteração na posição de letras ou sílabas (irmão/rimão, capacete/pacacete).
- Fragmentações: separação ilógica de palavras (encontraram/en contraram; aparecer/a parecer);
- Aglutinação de palavras - Junções (Um dia o menino/Umdia o menino);
- Contaminação: na palavra, de uma letra por outra próxima (brincadeira/brindadeira).
Dificuldade em perceber as sinalizações gráficas (parágrafos, travessão, pontuação e acentuação) e seus textos são reduzidos.
Orientações:
- Estimular constantemente a memória visual através de quadros com letras do alfabeto, famílias silábicas e números, para que a criança possa utilizá-los enquanto faz seu trabalho escrito.
- Não exigir que a criança escreva vinte vezes a palavra que havia escrito incorretamente.
- Proporcionar atividades com jogos e brinquedos preferencialmente os que contenham letras e palavras.
- Buscar valorizar primeiro as suas respostas orais do que as escritas.
- Quando realizar avaliação escrita, elaborar mais avaliações e com menos conteúdos.
- Na maioria dos casos é recomendado acompanhamento fonoaudiológico.
- Não reprimir a criança e sim auxiliá-la positivamente.
Pedagoga e Especialista em Educação Especial.
Curiosidades...
Você sabia que o Brasil é um dos países do mundo que mais exporta animais silvestres ilegalmente?
É um negócio que movimenta mais de 1 bilhão de dólares e comercializa cerca de 12 milhões de animais anualmente. Uma das maiores ameaças à natureza. Para ajudar você saber mais sobre o assunto, acesse o site: www.faunabrasil.com.br e colabore nessa luta pela salvação da fauna brasileira.
O Brasil tem uma grande quantidade de plantas carnívoras, que atraem, prendem e digerem... os insetos. Somos o segundo país em número de espécies (o primeiro é a Austrália). São 4 gêneros de plantas e mais de 100 espécies espalhadas pelo Brasil. Elas vivem em solos úmidos, mas ao mesmo tempo ensolarados.
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